O mapa da culinária italiana

mapa da culinaria italiana

Que os brasileiros têm apreço pela culinária italiana a gente já sabe e você pode ler de novo aqui. Mas você conhece a origem das suas receitas prediletas? Acompanhe aqui o nosso mapa da culinária italiana e confira!

Lasanha à Bolonhesa

Essa receita clássica, muito presente nas mesas brasileiras aos domingos, é uma combinação de folhas de massas e carne ao molho de tomate. A origem é a Emília-Romagna e existe uma polêmica com o prefeito de Bolonha que afirma que a nossa bolonhesa é fake! Divergências à parte, é assim que a conhecemos e é praticamente impossível desvincular a receita à moda brasileira ao nome. Ficou com vontade? Dá uma olhadinha aqui:

Linguine ao Pesto

A receita legítima vem de Gênova, na região da Ligúria, e leva manjericão genovês (aquele de folhas maiores), com pinoli, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados, misturados com azeite de oliva extravirgem e temperado com pimenta preta. O ideal é misturar todos os ingredientes com um pilão, mas também podem ser feitos num mixer ou até mesmo no liquidificador. A Paganini traz o autêntico molho pesto italiano da Itália para a sua mesa, conheça aqui.

Tagliatelle com Ragu

Receita do Vêneto, que combina perfeitamente essa massa de fitas longas com o tradicional molho de carne, com cenoura e salsão e que deve ficar bastante tempo na pressão, até a proteína praticamente se dissolver. Conheça o nosso delicioso Tagliatelle aqui:

Pappardelle al Cinghiale (Carne de Javali)

Essa receita vem da bela e romântica Toscana, no centro da Itália, berço da Renascença e do Chianti, e o molho é um ragu, mas à base de carne de caça que, geralmente, tem sabor mais forte. A Paganini traz ao Brasil a massa Medaglia d’Oro Pappardelle com Ovos, que apresenta espessura perfeita para um rápido cozimento. Na composição, 6 ovos por quilograma de massa. Aqui no nosso site você encontra uma receita diferente dessa, mas igualmente saborosa:

Spaghetti à Carbonora

Receita da região do Lazio, onde fica o Estado do Vaticano, no coração de Roma. Aqui temos algumas versões para o nome: uns dizem que carbonara deriva de carvão (carbone, em italiano) e outros acreditam que seja pela pimenta-do-reino utilizada. Na receita original, ovos, parmesão, pecorino, toucinho, pimenta e azeite. Mas a gente sabe que cada um tem o seu segredinho e que mesmo assim fica uma delícia. Por aqui, a nossa deliciosa versão, bom apetite!

Spaghetti Cacio e Pepe

Simplicidade define essa receita saborosa criada também na região do Lazio. Originalmente, o prato romano leva como ingredientes o queijo pecorino (cacio) e a pimenta-do-reino preta moída (pepe). Mas existem várias versões, confira a nossa.

Spaghetti Alho e Óleo e Al Vôngole

São receitas originais da região de Nápoles, na Campanha, ou seja, fazem parte da chamada cozinha napolitana! Alho e óleo dispensa apresentações, mas lembre-se que o resultado equivale à qualidade dos produtos que você utiliza. Escolha um dos azeites que a Paganini traz ao Brasil aqui. O Vôngole também é comum naquela região litorânea e conserva a simplicidade e tipicidade da culinária local.

 Penne e Alice

Alice são anchovas e essa receita é típica da região da Calábria, no sudoeste da Itália. O Penne Rigate Paganini possui formato de tubos, com ranhuras que retém melhor o molho. Ideal para quem gosta de sabores mais fortes e persistentes. Conheça aqui.

Rigatoni alla Norma e Spaghetti com Atum

São receitas comuns na ilha da Sicília, ao sul da Itália. A alla Norma leva berinjela frita, queijo ricota e manjericão. Já a receita com atum também é chamada de Siciliana, pois a culinária lá é muito influenciada pela presença de peixes, ervas aromáticas e especiarias. Confira nosso Spaghetti Integral com Atum aqui.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.