O mapa da culinária italiana

mapa da culinaria italiana

Que os brasileiros têm apreço pela culinária italiana a gente já sabe e você pode ler de novo aqui. Mas você conhece a origem das suas receitas prediletas? Acompanhe aqui o nosso mapa da culinária italiana e confira!

Lasanha à Bolonhesa

Essa receita clássica, muito presente nas mesas brasileiras aos domingos, é uma combinação de folhas de massas e carne ao molho de tomate. A origem é a Emília-Romagna e existe uma polêmica com o prefeito de Bolonha que afirma que a nossa bolonhesa é fake! Divergências à parte, é assim que a conhecemos e é praticamente impossível desvincular a receita à moda brasileira ao nome. Ficou com vontade? Dá uma olhadinha aqui:

Linguine ao Pesto

A receita legítima vem de Gênova, na região da Ligúria, e leva manjericão genovês (aquele de folhas maiores), com pinoli, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados, misturados com azeite de oliva extravirgem e temperado com pimenta preta. O ideal é misturar todos os ingredientes com um pilão, mas também podem ser feitos num mixer ou até mesmo no liquidificador. A Paganini traz o autêntico molho pesto italiano da Itália para a sua mesa, conheça aqui.

Tagliatelle com Ragu

Receita do Vêneto, que combina perfeitamente essa massa de fitas longas com o tradicional molho de carne, com cenoura e salsão e que deve ficar bastante tempo na pressão, até a proteína praticamente se dissolver. Conheça o nosso delicioso Tagliatelle aqui:

Pappardelle al Cinghiale (Carne de Javali)

Essa receita vem da bela e romântica Toscana, no centro da Itália, berço da Renascença e do Chianti, e o molho é um ragu, mas à base de carne de caça que, geralmente, tem sabor mais forte. A Paganini traz ao Brasil a massa Medaglia d’Oro Pappardelle com Ovos, que apresenta espessura perfeita para um rápido cozimento. Na composição, 6 ovos por quilograma de massa. Aqui no nosso site você encontra uma receita diferente dessa, mas igualmente saborosa:

Spaghetti à Carbonora

Receita da região do Lazio, onde fica o Estado do Vaticano, no coração de Roma. Aqui temos algumas versões para o nome: uns dizem que carbonara deriva de carvão (carbone, em italiano) e outros acreditam que seja pela pimenta-do-reino utilizada. Na receita original, ovos, parmesão, pecorino, toucinho, pimenta e azeite. Mas a gente sabe que cada um tem o seu segredinho e que mesmo assim fica uma delícia. Por aqui, a nossa deliciosa versão, bom apetite!

Spaghetti Cacio e Pepe

Simplicidade define essa receita saborosa criada também na região do Lazio. Originalmente, o prato romano leva como ingredientes o queijo pecorino (cacio) e a pimenta-do-reino preta moída (pepe). Mas existem várias versões, confira a nossa.

Spaghetti Alho e Óleo e Al Vôngole

São receitas originais da região de Nápoles, na Campanha, ou seja, fazem parte da chamada cozinha napolitana! Alho e óleo dispensa apresentações, mas lembre-se que o resultado equivale à qualidade dos produtos que você utiliza. Escolha um dos azeites que a Paganini traz ao Brasil aqui. O Vôngole também é comum naquela região litorânea e conserva a simplicidade e tipicidade da culinária local.

 Penne e Alice

Alice são anchovas e essa receita é típica da região da Calábria, no sudoeste da Itália. O Penne Rigate Paganini possui formato de tubos, com ranhuras que retém melhor o molho. Ideal para quem gosta de sabores mais fortes e persistentes. Conheça aqui.

Rigatoni alla Norma e Spaghetti com Atum

São receitas comuns na ilha da Sicília, ao sul da Itália. A alla Norma leva berinjela frita, queijo ricota e manjericão. Já a receita com atum também é chamada de Siciliana, pois a culinária lá é muito influenciada pela presença de peixes, ervas aromáticas e especiarias. Confira nosso Spaghetti Integral com Atum aqui.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Bruschettas

A primavera começou com céu azul e sol brilhando em grande parte do país. É natural que as comidinhas prediletas a partir de agora sejam mais leves, que combinem com um vinho branco ou rosé (veja sugestão aqui) ou ainda com uma deliciosa cerveja, como as alemãs Paulaner. Nossa sugestão hoje são as bruschettas, o antepasto italiano feito à base de pão, originalmente tostado em grelha com azeite de oliva extravirgem e esfregado com alho. Existem infinitas variações, mas as mais conhecidas são aquelas que levam queijo, tomate e manjericão.

Leia mais

3 truques para fazer o couscous perfeito

Assim como a polenta e o arroz, o couscous se destaca como um alimento extremamente versátil. Quando adequadamente temperado, revela-se não apenas saboroso, mas também fresco e prático, formando combinações harmoniosas com carnes, peixes e vegetais.

Leia mais