Quer cortar cebola como um chef de cozinha?

como cortar cebola

Provavelmente mais da metade de todos as receitas salgadas que cozinhamos aqui no Brasil começam com alho e cebola! Feijão, ragu, molho de tomate ou bolonhesa, por exemplo, têm início a partir dela. Por sinal, essa preparação de ingredientes picadinhos chama-se mise en place, termo francês que significa “pôr em ordem, fazer a disposição”.

Mas você sabe como cortar corretamente uma cebola? Aqui a gente te ensina o passo a passo dos cortes Brunoise (quadradinhos de 2 milímetros), Julienne (em tiras) ou ainda em formato de Anéis.

Vamos aos cortes:

Brunoise: são pequenos quadradinhos de, aproximadamente, 2 X 2 milímetros. Comece cortando a cebola ao meio, pelo comprimento. Retire a casca, mas preserve a extremidade da raiz. Então faça cortes (de 2 mm) paralelos, ainda no sentido do comprimento. Feito isso, precisamos de dois cortes paralelos, na horizontal, no sentido da largura. Sabe aquele movimento chamado “guilhotina”? É o próximo passo: faça isso com a faca, porém cuide para deixar os dedos “para dentro”. Prontinho, quadradinhos perfeitos!

Julienne: é aquele cortado em tiras, longas e finas. Para isso, cebola descascada, comece com cortes paralelos, no sentido da largura, de espessura de, mais ou menos, 2 milímetros. Descarte a raiz. Está pronto, basta separar as camadas.

Anéis: depois de descascar e descartar a parte da raiz, faça cortes paralelos na espessura desejada; então, basta separar as camadas.

A saber: a cebola pertence à família das hortaliças. Quando for comprar, escolha as bem firminhas, pois são as mais frescas. Cebolas possuem vitamina C, outras do complexo B e sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio. Também são ricas em flavonoides, que contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Lágrimas… de cebola!

A gente chora quando corta cebola porque ela libera alguns gases compostos principalmente por enxofre. Ao passar a faca, esse gás se espalha e entra em contato com os olhos, resultado em uma espécie de ácido sulfúrico, a causa da irritação. Alguns falam para cortar cebolas perto do ventilador, outros sugerem molhá-la antes de cortar. A gente indica que você corte rapidamente, para minimizar os gases, ou então deixar a cebola para o último ingrediente do mise en place, para a substância ficar menos tempo no ar.

Confira uma receita que usa este delicioso ingrediente:

Spaghetti ao Molho de cebola e cebolinha

Porção para 1 pessoa

Ingredientes:

1 cebola cortada em formato Julienne

1 maço de cebolinha verde cortado em rodelas

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem Paganini

2 ramos de tomilho

¼ xícara de vinho branco seco

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Queijo parmesão a gosto para ralar e em lascas

125 g de Penne Rigate Paganini

1.25 l de água

Como fazer:

Coloque uma panela em fogo baixo com o azeite e a manteiga. Junte a cebola e o tomilho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo muito bem e feche a panela, deixando cozinhar por 3 minutos. Depois disso, abra a panela e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e mexa bem. Acrescente o macarrão cru e a água. Quando começar a ferver conte o tempo indicado na embalagem. Quando estiver pronto, acrescente a salsinha e o parmesão ralado. Sirva em seguida.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.