Italiana para brasileiro ver*

curiosidades itália

Existem muitas receitas que são creditadas à Itália, mas que só existem aqui no Brasil. Selecionamos algumas, confira.

Molho à Bolonhesa

A receita original foi registrada na década de 1980, quando o mundo já tinha se apropriado do bolonhesa, cada país a sua maneira. A receita que os brasileiros conhecem é similar a da Itália, mas o original é chamado ragu e utiliza bem mais ingredientes que carne moída, molho de tomate e cenoura. O italiano é elaborado com três tipos de carne, bacon, manteiga, cenoura, cebola, aipo, ervas, alho, vinho branco e leite. Outra diferença fundamental é que na Itália a massa que acompanha não é espaguete, mas tagliatelle.

Pizza com coberturas exóticas

Frango com catupiry e batata palha, estrogonofe e chocolate são sabores de pizzas que só o Brasil tem, jamais esses ingredientes fariam parte da tradicionalíssima pizza italiana. Por sinal, a receita original é uma massa de longa fermentação coberta com molho de tomate pelado, muitas vezes sem queijo. A pizza napolitana é Patrimônio Imaterial da Humanidade e seu nome deve-se a origem em Nápoles, não aos ingredientes. De acordo com as regras italianas, a pizza napolitana pode ser Marinara (massa, tomate, azeite, orégano e alho) ou Marguerita (massa, tomate, azeite, muçarela ou “fior de latte” (tipo de pasta filada, queijo moldado fresco à base de leite de vaca) e manjericão.

Palha italiana

O brigadeiro é invenção de brasileiros, então é claro que a Palha Italiana também. Só por aqui a combinação de brigadeiro com bolacha faz tanto sucesso. A inspiração é algum doce italiano, mas não há uma “autêntica” palha italiana.

Bife à Parmegiana

Sabe aquele filé passado na farinha de rosca, coberto por molho de tomate e muito queijo? Então, não é uma receita de Parma. A inspiração deve ter sido um preparo de carne, mas a original era feita com carne de cordeiro. O acompanhamento de arroz e batata só existe no Brasil.

Rondelli

Aquele delicioso enrolado com recheio que atende pelo nome de Rondelli também não nasceu na Itália, mas lá há massas lá que se assemelham ao modelo da brasileira, como “rotoli” ou “rotolini” (massa coberta de recheio e enrolada como rocambole, geralmente de ricota e espinafre, servida em fatias).

Polpetone

Na Itália, a receita é uma carne que vai ao forno, enrolada como um rocambole. Porém, no Brasil, é um bolo de carne achatado, frito, com queijo e muito, mas muito, molho de tomate.

Risoto à piemontese

Especialistas afirmam que, apesar de a região do Piemonte ser rica em arrozes e risotos, a versão piemontese como conhecemos não existe lá. No Brasil, a receita leva caldo de frango, manteiga, azeite, cebola, alho, presunto, ervilhas, champignon e vinho branco.

Cappucino com chocolate

A mania de por algo doce em todas as receitas é muito brasileira. Capuccino na Itália é puro, nada de chocolate ou canela. Tirando essa “cobertura”, a receita é a mesma.

*Informações baseadas em um artigo da Ansa Brasil (Agência Italiana de Notícias)

1 comment
  1. Renata Cristina de Faria Cayres
    Renata Cristina de Faria Cayres
    04 nov 2020 at 16:10

    Venho agradecer pela atenção prestada e quero pedir desculpas por algumas atitudes e palavras, pois foram proferidas injustamente. Há algum tempo sou consumidora assídua dos produtos desta conceituada empresa e, com certeza, prosseguirei desta forma com muita tranquilidade no que concerne tanto à qualidade, quanto ao respeito com que tratam os consumidores. Espero que o sucesso seja sempre eminente. Abraço cordial

    Reply

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Couscous Paganini

O Couscous Paganini é feito de sêmola de alta qualidade obtida a partir do trigo de grano duro cultivado na Itália.

Leia mais