O que é massa de grano duro?

grano duro

Grano duro é um tipo de trigo que produz uma massa mais dura e elástica.

Convide um italiano para comer uma macarronada no domingo e deixe a massa passar do ponto para você ver o que acontece. Na Itália, massa é coisa muito séria e vai além de comida de última hora. É uma tradição nacional e não se permite brincadeiras ou invencionices. Para eles, para chamar massa deve ser feita apenas com grano duro – praticamente uma DOC (Determinação de Origem Controlada)!

Outra coisa é que massa se come al dente – não é uma papinha de criança. Grano duro é um tipo de trigo, chamado cientificamente deTriticum durum que produz uma massa mais dura e elástica que não se quebra durante o cozimento na água e nem se desmancha. Perceba que quando se coloca um molho quente sobre uma massa feita com trigo normal, ela cozinha novamente e fica cada vez mais parecida com uma papa.

Já o al dente é o ponto ideal para os italianos, aquele quando a massa ainda está firme para ser mordida. Aqui nesse link para uma matéria do Paladar, do Estadão, você encontra informações interessantes sobre a história do macarrão, que só se tornou comida “de rua” e teve seu tempo de cocção reduzido para poucos minutos no século 18, além dos conceitos de al dente e curiosidades do grano duro.

1 comment
  1. Acacio Santos
    Acacio Santos
    05 jun 2021 at 23:31

    Excelente comentario. Farinha de trigo, semola e semolina ainda gera duvidas no seu uso. Mais ainda qdo nos cozinheiros de FDS, familiar….maiores explicacoes sao Muito bem vindas.

    Reply

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Como escolher o azeite para o bacalhau de Páscoa

Produzidos na Itália, os azeites extravirgens Paganini são perfeitos para cozinhar e finalizar.

Leia mais

Paganini lança novo site mais moderno e fácil de navegar

A Paganini lançou recentemente uma versão atualizada de seu site (www.paganinigastronomia.com.br), com um design mais moderno e minimalista que reflete melhor os valores e a essência da marca de produtos gastronômicos italianos no Brasil.

Leia mais