Como é feito o azeite de oliva?

como, é feito azeite

Quanto mais rápido for o processo da colheita à extração, melhor será o azeite

As oliveiras, a árvore das azeitonas, têm uma história tão antiga e rica quanto à das videiras que dão as uvas. Relatos e evidências arqueológicas comprovam que elas já eram cultivadas muito antes de Cristo – há registros que datam mais de 6.000 anos – reforçando que azeite e vinho são delícias conhecidas desde que o mundo é mundo.

Na Bíblia há uma bela passagem que conta que, após o dilúvio, quando Noé enviou a segunda pomba para verificar o nível das águas, o pássaro voltou com uma folha de oliveira e assim ele soube que poderiam sair da Arca. Por isso também, a folha de oliveira passou a ser considerada símbolo da paz.

As oliveiras são árvores comuns na região do Mediterrâneo, pois elas gostam de clima seco e quente, além de muita luminosidade. É uma árvore que cresce lentamente e que começa a dar frutos entre 5 e 10 anos, mas atinge a plenitude só depois dos 20. Elas são centenárias – algumas são até milenares – e produzem frutos de qualidade a vida inteira, mas com irregularidade depois dos 35 anos.

Do fruto na árvore até a garrafa de vidro na sua mesa, o caminho é longo, mas deve ser feito rapidamente para manter a qualidade. Isso porque quanto menos demorar o processo entre a colheita e a extração do azeite, menor o risco de fermentação e oxidação das azeitonas, o que resulta em um produto com qualidade superior.

O passo a passo para a obtenção do azeite é:

  1. as azeitonas são colhidas, manualmente ou através de máquinas – a segunda opção é mais frequente, mas assim como no caso das uvas, a colheita manual produz azeite de qualidade superior.
  2. são cuidadosamente transportadas para evitar que a pele se rompa;
  3. vão para um processo de lavagem, retirada de galinhos e folhas, etc;
  4. em seguida, para a moagem, onde os frutos são triturados até formarem uma massa oleosa;
  5. então é feita a extração do azeite, a grosso modo, o processo de separar a água do azeite;
  6. o azeite segue para engarrafamento e distribuição.
  7. o azeite chega a sua mesa;
2 comments
  1. Fernando Pina
    Fernando Pina
    12 jun 2021 at 22:18

    Oi pessoal ainda em dúvida:
    1- A prensagem para extração do azeite, inclui os caroços e a polpa?
    2- Qual a diferença entre prensagem a frio e as demais?
    3- Porque o azeite de 1a prensagem a frio é considerado melhor?!

    Reply
    • Paganini
      Paganini
      18 jan 2023 at 09:56

      Olá Fernando, sim a extração do azeite inclui caroços e polpas que são prensados a frio para obtenção do suco da azeitona. Afinal, azeite nada mais do que o suco de azeitona. A prensagem a frio (abaixo de 27ºC) mantém as qualidades organolépticas, por isso o azeite presado dessa forma é considerado superior.

      Reply

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Couscous Paganini

O Couscous Paganini é feito de sêmola de alta qualidade obtida a partir do trigo de grano duro cultivado na Itália.

Leia mais

Toscana, a terra do Cogumelo Porcini

A bela e romântica Toscana, no centro da Itália, berço da Renascença e do Chianti, apresenta uma gastronomia esplendorosa, com pratos tradicionais que ganham admiradores por todo o mundo.

Leia mais