Bruschettas

A primavera começou com céu azul e sol brilhando em grande parte do país. É natural que as comidinhas prediletas a partir de agora sejam mais leves, que combinem com um vinho branco ou rosé (veja sugestão aqui) ou ainda com uma deliciosa cerveja, como as alemãs Paulaner. Nossa sugestão hoje são as bruschettas, o antepasto italiano feito à base de pão, originalmente tostado em grelha com azeite de oliva extravirgem e esfregado com alho. Existem infinitas variações, mas as mais conhecidas são aquelas que levam queijo, tomate e manjericão.

Historicamente as bruschettas têm origem humilde, pois surgiram entre os trabalhadores rurais que descobriram uma forma saborosa de aproveitar o pão velho. Diz-se que o termo é originário das regiões do Lazio e de Abruzzo e deriva da palavra ‘bruscato’, que significa tostado ou torrado. Há outros nomes como Fetunta, derivado das palavras fetta unta ou fatia untada com azeite de oliva. Na Toscana o pão local, feito sem sal, é incrementado com feijão branco cozido com ervas e alho ou com couve picada finamente e fervida em água e sal. Já na Puglia e na Campania é feita com um pão crocante. Na Calábria, Sicília e Basilicata, a receita é com pão de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.

Pesto Calabrese

O pimentão vermelho é suavizado pela ricota e pela polpa de tomate e o resultado é um pesto muito saboroso, que não precisa de nada mais além de um pãozinho torrado.

Bruschettas de Azeitonas Verdes

Molho de azeitonas verdes, picadas delicadamente, ideal para ser passado em pães ou saladas.

Bruschetta ai Pomodori

Pasta à base de tomate, ideal para ser passada em pães ou saladas.

Bruschetta ai Peperoni

Deliciosa pasta à base de pimentão, picante na medida certa, ideal para ser passada em pães.

Salsa Picante

Molho picante elaborado para carnes, mas que fica muito interessante também sobre pães.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Como fazer crepioca?

Fácil e rápida de preparar, a crepioca é uma opção de refeição versátil para quem está ou não de dieta.

Leia mais

Receita de fritada de spaghetti com jamón serrano

Ideal para reaproveitar a massa que sobrou no dia anterior

Leia mais