Alcachofra

A alcachofra é uma flor exótica conhecida e consumida há séculos. O nome vem do árabe al-kharshûf (algo como planta com espinho). Já o nome científico, Cynara cardunculos, vem de uma lenda grega que diz que Cynara era uma bela jovem que rejeitou Zeus, então ele a transformou em uma planta selvagem e espinhosa.

Lendas à parte, a alcachofra é uma deliciosa e nutritiva iguaria. As suas partes usadas na culinária são o talo, que depois de limpo (sem as fibras), pode ser usado em sopas e saladas; a base das folhas, carnuda e comestível; e o “coração”, ou fundo, considerada a parte mais suculenta. Entre suas propriedades nutritivas, é rica em vitaminas do complexo 13, vitamina A, sais minerais, ferro, cálcio e fósforo. Por ter poucas calorias, é recomendada em dietas.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

3 receitas clássicas com Rigatoni Paganini

O Rigatoni pode não ser a primeira escolha que vem à mente quando se trata de variedades de massas. Spaghetti, Penne e Fusilli são os tipos mais comuns e difundidos no Brasil, embora, de acordo com a Abimapi, existam 60 formatos no país.

Leia mais

Harmonização à italiana

Algumas harmonizações clássicas entre vinhos e gastronomia
italiana.

Leia mais